Piorei meus problemas gastrointestinais depois que tive covid-19. Por quê?

Piorei meus problemas gastrointestinais depois que tive covid-19. Por quê?

26/11/2021 às 23:05:18

Assim que a pandemia devido a Covid-19 iniciou, foram feitos vários estudos para entendê-la. Dos muitos sintomas, se destacaram os pulmonares e das vias aéreas superiores. Porém, foram vistos também muitos pacientes com sintomas sintomas gastrointestinais, como diarreia, má digestão e vômitos.

Pessoas que não tinham sintomas do trato digestivo passaram a ter, e quem já tinha algum problema gastrointestinal, percebeu uma piora do quadro. Mas, por que isso acontece?

Um dos motivos pode ser devido o vírus da Covid-19 desencadear uma série de respostas imunes e inflamatórias no organismo.
Além da própria infecção viral (COVID-19 ou outros vírus), infecções bacterianas, uso de medicamentos como antibióticos, antiparasitários e antinflamatórios podem ser gatilhos para distúrbios funcionais do trato gastrointestinal, como a dispepsia funcional e a síndrome do intestino irritável.
Isso ocorre pela mudança da microbiota intestinal e alterações da sensibilidade e motilidade gastrointestinal.

Soma-se a todos esses fatores, o fato da pandemia ter contribuído para um aumento da incidência de distúrbios de ordem psicológica, como ansiedade, depressão, estresse. E já vimos, que nosso trato digestivo está intimamente interligado ao nosso cérebro.

Portanto, quem não tinha algum problemas gastrointestinais, pode ter adquirido, e quem já tinha, pode ter tido uma progressão do quadro.

Conhece alguém que teve covid-19 e está sofrendo com problemas gástricos ou intestinais? Compartilha o post com essa pessoa.

Drª Vanessa Nogueira
Gastroenterologia e Endoscopia